Conheça as casas que viram instrumentos musicais

Você já imaginou que um conjunto de casas pudessem se transformar em instrumentos musicais? Pois essa é a criação de um coletivo de artistas em Nova Orleans que tem atraído a atenção de turistas e visitantes.

Estamos falando do Music Box Roving Village, situado no Parque de Nova Orleans e que permite criar uma orquestra alternativa usando casas musicais. Quer saber mais sobre essa novidade? Continue a leitura!

Casas que viram instrumentos musicais: que ideia é essa?

A criação foi realizada em 2008 pelos músicos Delaney Martin e Jay Pennington. As casas são verdadeiras instalações artísticas e foram construídas depois da passagem do furacão Katrina. A ideia era, a partir dessas casas, devolver aos artistas locais a dignidade e também o amor à música.

O projeto se chama “New Orleans Airlift” e é aberto à visitação. Você pode, por exemplo, pisar em diferentes partes do assoalho de uma das casas da vila e obter sons graves ou ainda controlar ventiladores que assobiam em diferentes frequências – e assim, junto dos seus amigos, criar músicas únicas e completamente diferentes usando partes das casas para isso.

Durante alguns finais de semana, músicos profissionais de todo os Estados Unidos se reúnem para tocar músicas com as casas, fazendo um show incrível e bem inusitado. Até 2015, a vila já tinha recebido mais de 10 mil visitantes, sendo que desse número mais de 4 mil eram músicos que tocavam em orquestras americanas.

Como decorar a casa usando instrumentos musicais?

Se você é fã de música, mas não tem como construir a sua casa para que ela se transforme em um instrumento musical personalizado, a ideia é aproveitar essa inspiração na sua decoração.

Até mesmo quem pretende alugar um imóvel pode trazer mais personalidade ao ambiente usando essas ideias, que não exigem grandes reformas para tornar os espaços mais aconchegantes e únicos.

Algumas ideias bem legais são:

  • usar partituras para criar luminárias ou ainda para o abajur;
  • fazer um quadro com partituras;
  • retirar o tampo de um violão antigo e utilizá-lo como prateleira para vasos, livros ou outros objetos, decorando as paredes da sua casa;
  • transformar o violão em uma base de abajur;
  • montar uma árvore de natal com as guitarras ou violões;
  • retirar o tampo de um piano antigo e transformá-lo em uma prateleira bem estilosa para a sua casa;
  • usar algumas peças de bateria para criar luminárias pendentes para a sala de estar ou de jantar;
  • criar uma mesa lateral usando um surdo de bateria;
  • forrar uma parede inteira com discos de vinil;
  • dispor de um jukebox na sua sala;
  • usar um amplificador de guitarra como criado mudo;
  • usar adesivos na parede que tenham relação com o universo musical.

Mas se você não quer modificar ou alterar os instrumentos da forma original ou investir em ideias “mais radicais” pode apenas dispor esses itens em alguma parede da sua casa, como da sala de estar ou do quarto de música. Para isso funcionar corretamente, separamos algumas dicas importantes:

  • atenção à posição dos instrumentos, garantindo que será fácil mantê-los limpos;
  • pense na harmonia com os demais objetos de decoração e mobiliários, evitando o excesso de peças e dando mais ênfase aos instrumentos musicais;
  • pense em uma localização que favoreça a segurança, evitando acidentes domésticos.

E, então, gostou de pensar em formas de transformar as casas em instrumentos musicais? Para quem ficou interessado na iniciativa de Nova Orleans saiba que é possível visitá-la. Todas as informações estão presentes no site oficial do projeto, inclusive com orientações aos turistas e datas dos próximos eventos.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe o nosso post nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *