Como criar a sua identidade de marca

A comunicação visual, o design dos produtos, as estratégias de vendas e os valores do negócio são alguns dos aspectos que formam a identidade de marca de uma empresa. Ela é importante para que sua empresa estabeleça um posicionamento no mercado e faça o seu público-alvo se identificar com ela.

A seguir, explicamos melhor esse conceito, a importância de investir nessa identidade e como isso pode ser feito. Quer aprender um pouco mais sobre esse assunto? Então, continue conosco e confira a seguir!

O que é identidade de marca

A identidade de marca diz respeito a tudo que está ligado aos valores e à missão de uma organização. Então, alguns pontos como a estrutura dos serviços, os logotipos, as cores, a ética do negócio, entre outros, fazem parte dessa identidade.

O objetivo é ser original, se posicionar perante o público (mostrando quem sua empresa é), transmitir sentimentos aos clientes (principalmente quando eles adquirem seus produtos e serviços) e mostrar ao mercado como é que a se soluciona problemas e demandas.

Em resumo, a ideia gira em torno de tornar o negócio reconhecido no mercado, fazer com que as pessoas se identifiquem com o estilo dos produtos e serviços e fidelizar os clientes. Ótimos exemplos de identidade de marca são a Apple, a Nike e a Coca-Cola.

Por que ela é tão importante?

Só com base na definição, já é possível ter uma noção de como a identidade é fundamental para o sucesso de um negócio. Porém, indo além do que já foi dito, ela é usada também para determinar o valor e os benefícios que seus produtos e serviços oferecem aos clientes. Nesse caso, vale lembrar que muitas pessoas não compram apenas pelo preço ou qualidade, mas também pelo status, pelo estilo de vida, entre outras coisas.

Assim, investir nessa estratégia traz benefícios como:

  • fidelização dos clientes;
  • ajudar a segmentar o mercado (se você oferece um produto de luxo, sabe que vai alcançar pessoas com perfil classe A, que estarão dispostas a pagar o seu preço);
  • fortalecimento do branding (você reforça a sua marca, oferece experiências diferenciadas para os clientes e faz com que eles estejam cada vez mais ligados ao seu negócio).

Como construir uma identidade de marca de sucesso para pequenas empresas

Para criar uma identidade de marca, é necessário desenvolver um planejamento muito bem estruturado — principalmente pelo fato de que ela deve “conversar” com os objetivos e valores da sua empresa.

Para isso, vale a pena fazer um estudo dos ambientes interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças). Com essa análise de SWOT, fica mais fácil saber onde a empresa acerta e erra e o que pode ser aproveitado ou evitado.

Além disso, outras informações que podem ajudar incluem:

  • o público-alvo que você deseja alcançar;
  • a experiência que quer promover para seus clientes;
  • qual é o diferencial do seu negócio (preço, qualidade, exclusividade, entre outros).

Antes mesmo de começar a criar a sua identidade de marca, é importante entender o contexto no qual a sua empresa está inserida, a forma como ela se comunica com o público, como ela se posiciona no mercado e, sobretudo, onde se espera chegar. Com base nisso, torna-se possível criar planos mais coerentes com os objetivos e a realidade do seu negócio.

O que achou do conteúdo? Compartilhe o artigo em suas redes sociais e aproveite para trocar experiências com seus amigos sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *